• Brasil
  • Automóvel
  • Esportes
  • Culinária
  • Outros
  • Contato
Pauta Viva
No Result
View All Result
  • Brasil
  • Automóvel
  • Esportes
  • Culinária
  • Outros
  • Contato
Pauta Viva
SUBSCRIBE
No Result
View All Result
Pauta Viva
No Result
View All Result

Home - Brasil

Imposto de Renda 2026 regras serão divulgadas dia 16 veja quem precisa declarar

Editor by Editor
09 mar 2026
in Brasil
Imposto de Renda

Imposto de Renda ao Campinas Shopping

Share on Facebook
Share on Twitter

Imposto de Renda 2026: a Receita Federal do Brasil divulgará na próxima segunda-feira (16 de março) as regras oficiais da Declaração do Imposto de Renda Pessoa Física 2026 (IRPF).

Embora o calendário definitivo ainda não tenha sido confirmado, a expectativa é que o prazo de entrega comece no dia 16 de março e termine em 29 de maio, seguindo o padrão adotado nos últimos anos.

Leia também

Nikolas Ferreira e Lucas Pavanato se destacam nas eleições 2026

Expectativa de inflação para 2026 sobe para 5,01%

Clima Instável Predomina em Várias Regiões do Brasil Hoje

A declaração deste ano refere-se aos rendimentos obtidos ao longo de 2025.

Nova faixa de isenção não vale para a declaração de 2026

Uma das principais dúvidas dos contribuintes envolve a nova faixa de isenção para quem recebe até R$ 5 mil por mês.

Apesar da mudança ter começado a valer em 1º de janeiro de 2026, ela não terá impacto na declaração entregue neste ano.

Isso ocorre porque o IRPF 2026 considera os rendimentos de 2025. Dessa forma, a nova faixa de isenção só terá efeito prático na declaração que será entregue em 2027.

Quem deve declarar o Imposto de Renda em 2026

Com base nas regras do último exercício fiscal, devem apresentar a declaração os contribuintes que, em 2025, se enquadraram em pelo menos uma das situações abaixo:

  • Receberam rendimentos tributáveis acima de R$ 33.888 (salários, aposentadorias ou aluguéis)
  • Obtiveram rendimentos isentos ou tributados na fonte acima de R$ 200 mil
  • Tiveram receita bruta de atividade rural superior a R$ 169.440
  • Obtiveram ganho de capital na venda de bens ou direitos
  • Realizaram operações em bolsa acima de R$ 40 mil
  • Tiveram lucro em operações de day trade
  • Venderam ações com lucro em meses com movimentação acima de R$ 20 mil
  • Possuíam bens ou direitos acima de R$ 800 mil em 31 de dezembro de 2025
  • Tornaram-se residentes no Brasil em 2025
  • Declararam bens, investimentos ou entidades no exterior

Quem está isento do imposto

Atualmente, a faixa oficial de isenção mensal do Imposto de Renda é de R$ 2.428,80.

No entanto, com ajustes e deduções aplicadas na tabela, a isenção efetiva chega a cerca de R$ 3.036 por mês, valor equivalente a dois salários mínimos em 2025.

A nova regra que amplia a isenção para R$ 5 mil mensais passará a valer apenas para rendimentos recebidos a partir de 2026.

Documentos necessários para fazer a declaração

Para preencher corretamente a declaração, o contribuinte deve reunir documentos pessoais e comprovantes de renda.

Documentos pessoais

  • Documento com CPF (RG ou CNH)
  • Comprovante de endereço atualizado
  • CPF do cônjuge
  • Número do título de eleitor
  • Recibo da declaração do ano anterior
  • Número do PIS, NIT ou inscrição no INSS
  • Dados de dependentes

Comprovantes de renda

  • Informes de rendimentos de empresas e empregadores
  • Extratos bancários e aplicações financeiras
  • Informes de previdência privada
  • Comprovantes de aluguéis recebidos

Comprovantes de investimentos

  • Notas de corretagem
  • DARFs pagos
  • Informes de rendimentos de investimentos

Quando começam as restituições

Se o cronograma seguir o padrão dos anos anteriores, o pagamento das restituições deverá começar no fim de maio.

A expectativa é que:

  • 1º lote: 29 de maio
  • último lote: 30 de setembro

Informe de rendimentos é obrigatório

O informe de rendimentos, documento essencial para preencher a declaração, foi enviado por empresas, bancos e pelo Instituto Nacional do Seguro Social até 27 de fevereiro.

Caso o contribuinte não tenha recebido o documento, a recomendação é solicitar diretamente à instituição responsável ou utilizar a declaração pré-preenchida disponível no sistema da Receita Federal.

Posts relacionados

Logo Agência Brasil

Nikolas Ferreira e Lucas Pavanato se destacam nas eleições 2026

by Editor
05 out 2026

Os resultados das eleições deste ano mostraram que Nikolas Ferreira (PL-MG) e Lucas Pavanato (PL-SP) lideraram o número de votos...

Logo Agência Brasil

Expectativa de inflação para 2026 sobe para 5,01%

by Editor
05 out 2026

A previsão da inflação brasileira para 2026 aumentou, subindo para 5,01% conforme os dados do mais recente Boletim Focus, publicado...

Logo Agência Brasil

Clima Instável Predomina em Várias Regiões do Brasil Hoje

by Editor
05 out 2026

As condições meteorológicas desta segunda-feira, 5, indicam que diversas áreas do Brasil enfrentarão instabilidades, resultando em chuvas, especialmente no Sul,...

Logo Agência Brasil

Novas Diretrizes da Anvisa para Cosméticos Artesanais no Brasil

by Editor
05 out 2026

A recente decisão da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) traz mudanças significativas para a produção de cosméticos no Brasil....

Next Post

Hugo será observado pela Seleção Brasileira em clássico

Relacionados

Logo Agência Brasil

Nikolas Ferreira e Lucas Pavanato se destacam nas eleições 2026

outubro 5, 2026
Logo Agência Brasil

Expectativa de inflação para 2026 sobe para 5,01%

outubro 5, 2026
Logo Agência Brasil

Clima Instável Predomina em Várias Regiões do Brasil Hoje

outubro 5, 2026

Categoria

  • Automóvel
  • Brasil
  • Culinária
  • Cultura
  • Empregos
  • Esportes
  • Finanças
  • Horóscopo
  • Outros
  • Uncategorized
No Result
View All Result
  • Brasil
  • Automóvel
  • Esportes
  • Culinária
  • Outros
  • Contato

© 2026 JNews - Premium WordPress news & magazine theme by Jegtheme.